07/09/2016

coletor menstrual {é vida!}

em dezembro do ano passado comprei o coletor menstrual e contei lá no snap e no insta, fiquei de fazer uma postagem sobre, e o tempo foi passando e não fiz. mas sempre alguém me cobra e agora, 9 meses depois, posso falar com propriedade sobre ele. 

já adianto que no site da inciclo (marca do coletor que eu uso) tem muita informação e vale a pena ler. site-- > www.inciclo.com.br 


então vamos lá: 

 - como eu soube do coletor menstrual: a primeira pessoa a me falar sobre foi minha irmã, e quando ela disse que era um "copinho" que coleta a menstruação e era lavável e reutilizável eu achei muuuito estranho. tipo, como assim? credo, dá pra reutilizar? e a menstruação fica lá parada? achei estranho mesmo. 
eu já usava absorvente interno (ob) e mesmo assim não consegui assimilar direito. 
passou um tempo e vi um vídeo da jout jout que fez com que eu pesquisasse mais e ficasse louca pra testar. pra ver o vídeo é: só clicar aqui!

- o que é o coletor menstrual: como eu já disse é um "copinho" produzido 100% em silicone medicinal que se adéqua perfeitamente ao corpo. 
diferente do absorvente interno que fica atrás do colo do útero, o coletor fica em uma posição bem mais baixa (na entrada da vagina) o que torna tudo muito mais fácil. 
- quantas horas posso ficar com ele durante meu período menstrual? a higienização deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, e o indicado é que se fique no máximo doze horas com o coletor (sem higienizar)
- como é feita a higienização? é só retirar, jogar no vaso sanitário a menstruação, lavar com um sabonete neutro e recolocar. o ideal é sempre lavar, mas claro se tiver em um local que não dê pra lavar,  só limpar com um papel é suficiente.

quando eu decidi testar o coletor: eu já usava o absorvente interno e já estava acostumada com ele, mas depois que soube do coletor e depois que li algumas coisas sobre absorvente interno (sobre substancias tóxicas que eles possuem, sobre eles absorverem umidade natural, que o ideal não é ser absorvida, sobre a síndrome do choque tóxico) eu fiquei muuutio afim de ariscar, te tentar. outra coisa que eu pensei era o tanto de lixo que eu ia deixar de produzir e o tanto que iria economizar.
eu indico muito, todas as mulheres deveriam conhecer o coletor. você vai conhecendo o seu corpo, vai aprendendo a quantidade de tempo, que seu fluxo menstrual permite que fique com o coletor sem se preocupar. ele é libertador. você pode colocar a roupa que quiser, fazer exercícios, você esquece que está menstruada. pra quem nunca ouviu falar no coletor, pode parecer estranho, mas acredite, é muuito mais higiênico do que o absorvente (que fica tudo ali, exposto) eu não consigo me imaginar usando absorvente novamente nessa vida.

validade do coletor: é recomendado que se troque o coletor a cada 2 ou 3 anos. 
ano passado quando comprei paguei entre 80 e 90 reais e comprei também, no site www.lewe.com.br a panelinha de 500ml esmaltada - que é atóxica (que uso para ferver o coletor no fim de cada ciclo, para que possa guardar ele até o próximo ciclo devidamente higienizado).
no site da inclico vende essa mesma panela só que o preço é maior.

essa postagem foi bem resumida, bem o papo que eu tenho, e as informações que passo pra quem me pergunta. mas como eu disse, no site inciclo tem muita informação, e com o coletor vem um manualzinho explicativo. mas com o tempo tudo vai ficando muito natural e prático, e não tem como não "pegar o jeito". eu tive a sorte de achar fácil logo no primeiro período menstrual que usei, mas tenho certeza que mesmo quem achar estranho no começo, vai se adaptar depois.

espero ter incentivado ainda mais que já estava pensando em aderir o coletor, e ter plantado uma sementinha em que nunca pensou nisso. isso é o tipo de informação que toda mulher deve passar pra frente. coletor menstrual realmente é vida!



4 comentários:

  1. Oi Camila
    Eu postei tem um tempo sobre o coletor, como informação apesar de ainda n usar
    Mas tô qrendo mt comprar um, realmente ouço maravilhas sobre ele!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu uso a mais de ao e não vivo sem! Amor eterno pelo copinho

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila! Obrigada pela inspiração! Eu uso o interno mas ultimamente não me sinto confortável. Vou tentar o coletor!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei o meu inciclo tem um ano.No primeiro ciclo senti um desconforto e nunca mais usei, fiquei com medo de usar outra vez. Queria muito ter esse hábito, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar,
e me alegrar com seu comentário...♥

tradutor