20/10/2014

finde 34

além das muitas coisas boas do finde, quero compartilhar e falar sobre um assunto que todos temos falado muito, a falta de água.  

ontem pela primeira vez (deveria ter feito isso antes) reutilizei a água da máquina de lavar roupas. criei o hábito de lavar roupas aos domingos, porque aí já lava tudo que sujamos durante a semana. minha máquina é de 15 quilos, mas na grande maioria das vezes uso o nível minimo de água. ontem precisei usar o nível médio e eu e marido ficamos impressionados com o tanto de água que ia ser desperdiçado. afinal a máquina enche duas vezes, a primeira pra bater a roupa e a segunda pro enxague. 

com essa água toda deu pra lavar a garagem, o quintalzinho do fundo e o quintal do pergolado. nós jogamos a água, esfregamos e já puxamos. como a água já tinha um pouco de sabão e nós só utilizamos essa água, não ficou uma lavagem perfeita, o piso ficou um pouco manchado (justamente por causa do sabão em pó) mas já deu pra tirar a poeira e valeu muito a pena. 

tenho certeza que da mesma forma que não consigo mais jogar "lixo" reciclável, no lixo comum, eu não vou mais conseguir desperdiçar essa água na máquina. e espero muito que a maioria das pessoas estejam pensando assim também ;D 

1. na sexta fiz a macarronese. aí gente, como é gostoso, fácil de fazer e rende tanto. eu amo. 
2. café do sábado lindo
3. e depois de uma semana quente, pudemos aproveitar
4. que delicia de lugar. que boas risadas que demos com nossos respectivos palhaços *-* 

1. 2. 3. e 4. amorinha e seus piticos. eles são tão menores pessoalmente, e não dá pra acreditar que de uma barriguinha tão pequena saíram 5 bebês.

1 e 2. no sábado eu levei essa delicia pra piscina, mas como sou esperta rs, deixei dois em pequenos em casa. eu sabia que ia ficar pensando dele no domingo depois do almoço. a receita eu deixei na listinha da ultima postagem. é o creme rosado.
3 e 4. e pra ser a sobremesa desses dias quentes, fiz essa gelatina, metade limão, metade cereja. minhas preferidas


e depois de muito calor, e de um domingo bemm quente... ainda no domingo a noite, o tempo virou caiu uma chuvinha de leve e ficou um vento gostoso. hoje o dia está muuuito mais fresco e espero que continue assim... 
e por aí como está o calor? e quanto a água, o que vocês tem feito pra economizar?


9 comentários:

  1. Oi Camila , também reutilizo a água da lavagem da roupa pra lavar o quintal , sempre utilizei pois fico com dó de jogar fora . Como eu tenho é lavadora , acabo usando a água de enxaguar também , e não só a com sabão.Geralmente coloco tapetes no chão e aproveito a água com sabão para esfregá-los com a vassoura.Morando em casa é mais complicado né ? Ontem depois de muitos dias , preciso jogar água nas janelas e na porta de casa , mas o restante ( calçadas , garagem ,) não lavei , pois fico pensativa.
    Marido tem lavado carro em lugares onde usam o reaproveitamento . Estamos preferindo pagar pra lavar no lavador , que usar água potável. Fiquei com vontade de comer macarronese :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila... aqui o caso é critico também de agua. Estou tentado fazer minha parte... também estou juntando roupas para lavar. Reduzi o tempo do banho e evitando usar sem ser necessário.

    Os filhotes são lindos.... bjus

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de fds! As fotos estão lindas. Desde pequena vi minha mãe reaproveitando água, então faço a minha parte também. Além da água da máquina, travo o ralinho da pia enquanto lavo louça ou salada e uso aquela água para aguar as plantas. Parece pouco, mas não é. Boa semana e dias mais frescos para nós! bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lugar mais lindo aquele com as orquídeas. E quanta fofura de cachorrinhos.
    Aqui no Sul não temos problema com falta de água aliás choveu muito a primeira quinzena de outubro inteira, mas imagino o que devem estar passando, mas sempre usamos água deforma consciente, e ensinamos a Maria a fazer o mesmo pois é de criança que se aprende.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa camila também to fazendo isso com a água da maquina da pra lavar muita coisa!!
    Apesar daqui ter chovido toda a semana passada e o findi tbm reaproveitar água é ótimo pra economia e pro planeta!
    Minha mãe tem uma caixa que ela enche com água da chuva e usa pra limpar a casa e lavar as calçadas!
    Amei o creme rosado vou fazer!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Camila, só nos momentos de crise mesmo que nos ensinam a mudar! Olha, a minha mãe sempre me ensinou a lavar tudo no Sábado. Era um dia que as minhas irmãs também estavam em casa, então ela punha todas nós para lavar alguma coisa, uma lavava o quintal, outra a cozinha, outra o banheiro e assim por diante. Herdei isso dela, portanto nessa época de seca, tenho que me controlar para não sair lavando tudo mais como sempre fiz. A minha cidade ainda não tem racionamento, por isso ainda vejo gente desperdiçando, pois não imagina o que outros estão passando. Mas espero que todos coloquem a mão na consciência, pois falta de água é e será um assunto sério daqui pra frente :(
    Adoro os seus findes, rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila,
    Em casa estamos tentando ao máximo economizar água, estou lavando a roupa 1 vez por semana só, como não tenho quintal sempre para lavar não sei ainda como reutilizar a água da máquina, mas estou pensando em alguma forma, vez ou outra posso usar para lavar a garagem do prédio que é coberta..
    Mas a água em casa tem dias que está bem fraquinha.. Complicado!!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca tentei aproveitar a água da máquina de lavar... até queria, mas o problema é que minha máquina não fica do lado do tanque e eu moro em apto... ai complica...

    Mas que filhotinhos mais lindos.... aim... quero um pra mim!

    Beijos,
    A Mãe da Estela

    ResponderExcluir
  9. Que cachorrinhos linnnndos!!! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar,
e me alegrar com seu comentário...♥

tradutor