01/07/2014

creme de abóbora {gostoso ou não?}

quando vi aquele programa da bela gil, que ela ensinou a fazer o caldo/creme de milho maravilhoso (mostrei --> aqui) ela também ensinou a fazer um creme de abóbora, e já que era super fácil, e eu nunca tinha provado, fiquei louca pra testar. 

a abóbora que ela usou, e eu também, foi a japonesa. e é só lavar, cortar, tirar as sementes e cozinhar. 
geralmente eu uso a panela de pressão, mas dessa vez achei desnecessário. na hora do cozimento coloquei um caldo de carne. depois foi só bater no liquidificador com a água do cozimento (lembrando que a quantidade de água ao bater fica a gosto, se você quer o creme mais, ou menos ralinho) e transferir pra uma panela com cebola refogada. 

enfim, é fácil de fazer, fica super bonito, mas eu ainda estou na dúvida se gostei ou não, se repetiria a receita ou não. geralmente quando uso o caldo de carne (ou de qualquer outro sabor) em alguma receita, não é preciso colocar sal, mas dessa vez foi preciso  e mesmo assim achei a sabor muiiito adocicado, e isso não me agradou muito. 

queria saber se alguém já fez caldo de abóbora, se tem alguma dica, ou se é assim mesmo, bem puxado pro doce. 
aqui os dias estão gelados e a noite então, nem se fala. eu amooo uma sopinha, um caldo, então receitinhas e dicas sempre são bem vindas. 

e aí, algum já provou e gostou? 

17 comentários:

  1. Mila,
    Eu sempre faço, mas não uso nenhum caldo pronto.
    Normalmente faço na panela de pressão que amolece bem mais a casca e eu acho q fica mais saboroso.
    O refogado eu faço com bastante alho, cebola, sal e um pouco de cominho. Particularmente eu e meu marido adoramos e ela fica bem saborosa. O toque adocicado vc quebra jogando o queijo ralado.
    Ah tb faço as vzs com músculo e tb fica show.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Cami , a abóbora é doce sim ! Sempre faço ela refogada , ou cozida ou o creme , e ela é mais doce. Só não gosto do caldo de carne pois tira o " saudável " , ainda mais na receita da Bela ... Tenta fazer colocando tempero de alho sal , cebolinha ... esses temperinhos naturais, acho que vai gostar mais do sabor .

    ResponderExcluir
  3. Eu também só fui fazer creme de abóbora em casa esses dias atrás. Nunca tinha comido. Mas amei! Ficou super cremoso, e gostoso.
    O cozimento da abóbora (que eu usei do tipo Cabotiá)fiz como você. Mas não coloquei caldo de carne, nada, nem sal. Só cozinhei até quase derreter. Tanto que nem precisei bater no liquidificador na segunda vez que fiz, usei o mixer na própria panela para triturar a abóbora. Aí com o creme pronto, despejei na panela que estava fazendo uma carne refogada (tipo carne de panela mesmo, bem temperada com alho, cebola, caldos, etc...)Virou um super creme de abóbora com carne. E pra finalizar e tirar um pouco aquele gostão de abóbora, meio adocicado que você falou, coloquei meio vidro de leite de coco. Achei que deu o tok que faltava.
    Gostei tanto que virou um dos meus pratos favoritos!
    E acho que vale a pena fazer assim com carne junto sabe, pra mim lembra muito a vaca atolada, que eu amo tbm, numa versão mais saudável rsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Mila eu sempre faço em casa... não muito saudável mas eu gosto. Já postei no blog http://mimoscarolsena.blogspot.com.br/2013/02/sopa-creme-de-abobora.html bjuss

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!

    A abóbora é docinha sim, e alguns tipos são mais doces ainda...eu fiz no blog uma que ficou bem levinha e é superfácil de fazer.

    Experimente usar caldo de legumes, e ao invés de jogar o cubinho na panela, dilua em 1 litro de água quente, que é o modo certo de usar.

    http://nemtecontei.blogspot.com.br/2014/02/creme-de-abobora-light.html

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Cá a abobora é mais doce mesmo, eu refoguei com mto alho e cebola e finalizei com parmesão fresco ralado. Ficou mto bom e não mto doce. Amei!
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu vi a receita no programa, mas sabe que não fiz pq meu marido disse que iria ficar muito doce e que ele não gostava assim, então nem tentei, mas ainda bem que tu falou.

    Aqui tbm no frio sai muitas sopas e caldos.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  8. eu nao gosto muito de abobora, hehe.
    Nunca comi caldinho ou creme de abobora.
    vou ver a receita do creme do milho. =)
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. nesse friozinho adoro caldos , sopas, e cremes e realmente o de abóbora é mais adocicado.

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli

    ResponderExcluir
  10. Cá eu adoro essa abóbora mas não gosto de fazer caldo com ela sozinha por ficar adocicado demais, apesar de gostar muito de comida agridoce!!! Vc pode combinar outros legumes, e colocar caldo de legumes light é o que eu sempre uso aquijustamente pra diminuir o sódio dos alimentos. Eu tenho algumad receitas no meu blog entra depois no Caldos, tem uma receita qu vai curry e abobrinha italiana, fica uma delicia!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu amooo caldo de abóbora, mas nunca fiz.
    Minha mãe faz e não fica docinho não.. rsrs
    Ela coloca carne moída tbm e fica uma delíiicia!!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  12. Eu amo abobora!
    Sempre faço este caldo, no inverno, é leve.
    Eu coloco uma lata de creme de leite.
    Estou parando com temperos prontos.
    Estou optando, pelos temperinhos naturais.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Cá eu gosto muito de creme de abóbora. E esse sabor um pouco adocicado é natural. Mas se vc não gosta, da próxima vez tente usar uma colher de sopa de requeijão ou creme de ricota pra finalizar, acho que vai agradar mais ao seu paladar!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila, a minha fica levemente doce, eu uso caldo pronto também, e sempre faço como ensinado pela Rita Lobo do blog Panelinha(http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=636) e sempre adiciono noz moscada, fica uma delícia.
    Bjs, Frida

    ResponderExcluir
  15. Camila, eu gostaria de experimentar, mas na minha casa é difícil agradar o paladar do meu marido e de minha filha, com certeza eles nem provariam. A única sopa que tomam lá em casa é a de mandioca, essa sim é uma delícia.
    bjk

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Quando cozinho não uso caldo de tabletinho. Como algumas pessoas falaram por aqui, uso sal, alho, cebola,...
    Para tirar o doce, gosto de colocar gengibre (ralado ou em pó). Não sei se vc gosta, fica um pouco apimentado, mas se colocar pouquinho tira o doce e dá uma graça a mais para o caldo.
    Sempre tenho gengibre em pó em casa, pq dura mais tempo e fica mais fácil de usar.

    ResponderExcluir
  17. Se não gosta do sabor adocicado, pode user outros tipos da abóbora. Na minha opinião a cabotiá é a mais doce de todas, mas é também mais cremosa.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar,
e me alegrar com seu comentário...♥

tradutor